segunda-feira, 24 de junho de 2013

Atari Jaguar

Olá, hoje mostrarei a vocês tudo sobre o Atari Jaguar, desde sua origem até historias de sua evolução e seus melhores jogos.


Imagem extraída do site Evolução da Informática



"Atari Jaguar foi um console de videogame lançado pela Atari em 1993. Ele foi desenvolvido para superar o Mega Drive e o Super Nintendo em poder de processamento. Ele disputou mercado com o 3DO e posteriormente com os consoles de video game de quinta geração. O Jaguar foi lançado inicialmente em algumas cidades selecionadas dos Estados Unidos em Novembro de 1993 e posteriormente no resto do país em 1994. Embora tenha sido promovido como primeiro console de 64 bits, o Jaguar provou ser um fracasso comercial, e levou a Atari a abandonar o mercado de consoles domésticos. Apesar de haver sido um fracasso comercial, o Jaguar possui muitos fãs e estes produziram muitos jogos Homebrew, fazendo do console um clássico.
O Jaguar foi o último console lançado pela Atari Corporation. Flare Technology, uma companhia formada por Martin Brennan e John Mathielson, disseram que não poderiam fazer um console superior ao Mega Drive da Sega ou o Super Nintendo, mas fariam um console com preço competitivo. Impressionada pelo seu trabalho na Konix Multisystem, a Atari persuadiu-os a fundir a Flare Technology com a Atari, formando uma nova companhia chamada Flare II. A Flare II inicialmente trabalhou no desenvolvimento de dois consoles. Um deles, com arquiterura de 32 bits (codinome Panther), e o outro um sistema de 64 bits (codinome Jaguar). Posteriormente, com o progresso do sistema Jaguar acima do esperado, a Atari cancelou o Panther, projetando manter o foco no desenvolvimento do Jaguar. O Jaguar foi lançado em novembro de 1993, pelo preço inicial de U$249,99,2 um acordo de menos de 500 milhões de dólares com a IBM. O sistema inicialmente lançado somente em Nova York e São Francisco Bay. A versão para o resto do país foi lançada posteriormente em 1994."


Leia mais em Wikipédia  









10 JOGOS MAIS FAMOSOS DO ATARI JAGUAR






ALIEN VS PREDATOR


Imagem extraída do site Hard Mob



"O jogo é do gênero tiro em 1ª pessoa, com ambientes tridimensionais. Cada jogador posuiu seu próprio cenário, armas e habilidades.
Quando o jogador utiliza o Alien', o objetivo é resgatar a raínha Alien' que foi capturada e está presa na nave do Predator. O jogador deve confrontar inúmeros Marines e Predators através de diversos sub-níveis na nave espacial visando resgatar a raínha Alien. O Alien é incapaz curar-se da danos mas pode infectar Marines com seu ovo (que originará o Alien guerreiro); e se o Alien morrer, um Marine infectado por um ovo Alien será o novo Alien, permitindo ao jogador continuar o jogo. O Alien é também incapaz de utilizar elevadores, ao invés disso pode utilizar dutos de ar para alcançar diferentes locais na nave.
Como Predator, o objetivo do jogador é localizar e destruir a raínha Alien. O Predator utiliza elevadores para alcançar diferentes níveis da nave, é também apto a carregar medical kits que ele pode mesmo pode utilizar para curar-se e recuperar energia, e possui ainda um dispositivo para tornar-se invisível. Quando o jogador utiliza o Predator, o sistema de armas e pontos é baseado em como o jogador escolhe matar os inimigos. Matar um inimigo quando está invisível resulta em menos pontos, o que pode fazer o jogador perder as armas que está equipado. Destruir um inimigo quando está visível, ao contrário, resulta em mais pontos que por sua vêz permitem acessar novas armas.
Quando o jogador controla Private Lewis, o objetivo é escapar da base militar que foi invadida por Aliens e Predators. No início do jogo, Lewis está no calabouço da base e não possui armas, sensor de movimento ou apuramento de segurança. O jogador deve localizar armas e cartões de segurança na ordem correta para defender-se de inimigos e acessar novos níveis da base, ativar o mecanismo de auto-destruição da base e escapar em uma pequena nave. Lewis pode utilizar kits médicos para curar-se e recuperar energia mas não pode carregá-los e deve utilizá-los imediatamente. As armas disponíveis incluem shotgun, Pulse-Rifle, lança-chamas e a Smart Gun. Como Lewis o jogador pode utilizar dutos de ar e elevadores para acesar os diferentes níveis da base."



Leia mais em Wikipédia 







ATARI KARTS


Imagem extraída do site Wikipédia



"Atari Karts é um jogo para Atari Jaguar publicado pela Atari Games e desenvolvido pela Miracle Designs Ltd. O jogo foi claramente inspirado em Mario Kart do Super Nintendo e com este se assemelha muito.
O gráfico do jogo mostraram-se muito bons na época, com muitos efeitos de luzes no fundo do cenário e na pista, sendo muito superior à Mario Kart para Super Nintendo.
No seu lançamento, Atari Karts foi não foi bem recebido pela crítica, que criticou o fato de não haver itens e power-ups. Como não há projéteis direcionáveis como em Mario Kart, a única maneira de atacar é através de um item que inverte os botões do controle dos outros jogadores. Outra crítica apontada foi o fato de quando o jogador colidir com uma parede durante a corrida, o Kart parar de funcionar algumas vezes, o que se torna extremamente irritante nas pistas mais difíceis.
A trilha sonora do jogo foi composta em 1994 por Fabrice Gillet no programa Protracker em um computador Amiga. Os produtores do jogo, que criaram a parte a parte gráfica não são listados nos créditos ao final do jogo, fato curioso. O manual do Atari Karts cita como criadores, o estúdio "Miracle Designs Team""




Leia mais em Wikipédia 







BRAIN DEAD 13



Imagem extraída do site Games D Base



"Brain Dead 13 é um jogo desenvolvido pela ReadySoft e lançado em 1995 e 1996 pela Coconuts Japan e ReadySoft em diferentes plataformas, incluindo MS-DOS, 3D0, CD-i, Jaguar CD, Microsoft Windows, PlayStation, Sega Saturn e iOS (2010).
No jogo, o jovem Lance, bem entendido em computadores, é chamado para consertar um computador em um castelo assustador. Depois de o reparar, descobre que seu cliente, Dr. Nero Neurótico, possui um plano diabólico para controlar o mundo. Rapidamente se vê diante de problemas sendo cassado por todo o castelo pelo Dr. Nero e seu ajudante psicótico Fritz. O jogador deve então guiar Lance para a saída do castelo.
Na versão para iOS foram detectados vários bugs que foram corrigidos por uma atualização liberada em 20101 . Esta versão do jogo o atualizou da versão 1.0 para a versão 1.1."



Leia mais em Wikipédia 






BUBSY


 Imagem extraída do site Game View


"Bubsy é uma série de jogos criada por Michael Berlyn e lançada pela Accolade para o SNES, Mega Drive, Atari Jaguar, PC, PlayStation e Game Boy no início e meados da década de 1990. É um jogo bastante divertido e facil de aprender.1
Quatro jogos da série foram lançados: Bubsy in Claws Encounters of the Furred Kind, Bubsy 2, Bubsy in: Fractured Furry Tales e Bubsy 3D: Furbitten Planet.
Embora o jogo seja de plataforma, semelhante a Super Mario Bros e Sonic the Hedgehog, o mesmo nunca chegou perto do nível de popularidade dos dois, apesar de que o impulso inicial tenha feito com que Bubsy fosse comparado com "o próximo Sonic the Hedgehog". No entanto, o primeiro Bubsy foi um grande sucesso e reuniu-se com críticas positivas para a versão SNES. O sucesso do primeiro jogo gerou a série de jogos Bubsy, embora nenhum deles conseguisse reproduzir mesmo o sucesso do primeiro jogo.
No primeiro jogo, Bubsy foi dublado por Brian Silva. No desenho animado, Bubsy II e em Fractured Furry Tales, ele foi dublado por Rob Paulsen. Em Bubsy 3D, ele foi dublado por Lani Minella.
Nesse jogo Bubsy se encontra em diversos contos de fadas famosos. Sua missão é ajudar as crianças do mundo derrotando o Chapeleiro Maluco do Alice no País das Maravilhas, o Gigante do João e o Pé de Feijão, o Gênio do Ali Baba e os 40 Ladrões, o mostro marinho do Vinte Mil Léguas Submarinas e João e Maria. Depois de derrotar todos esses oponentes a Mãe Ganso é libertada fazendo as coisas voltaram ao normal nos contos de fadas."



Leia mais em Wikipédia







CHECKERED FLAG


Imagem extraída do site Games D Base



"Checkered Flag é um jogo eletrônico de corrida de carros, do estilo Indy-Car. Os gráficos do jogo foram reeditados de outro jogo da Atari para Arcade, o Hard Drivin' de 1998, mas 6 anos depois já eram obsoletos e de pouca qualidade. Checkered Flag também foi lançado para o Atari Lynx, mas este tinha maiores limitações comparado à versão do Jaguar."



Leia mais em Wikipédia







CYBERMORPH

Imagem extraída do site Games D Base




"Cybermorph é um jogo eletrônico de naves em 3D originalmente desenvolvido para o Atari Panther, mas finalmente lançado para o Atari Jaguar. O cartucho normalmente acompanhava o console Jaguar. Existem algumas variações deste jogo, porém, com pouquíssimas mudanças gráfica (animação de abertura) e a inclusão de vozes.
Cada um dos seis níveis do jogo possui diversos planetas com variados inimigos e armadilhas. Ao final de cada nível do jogo, um chefe deve ser destruído. Normalmente este chefe de fase é careca e verde. O computador feminino Skylar é o auxílio do jogador durante o jogo, ficando na parte superior esquerda da tela. Este computador dá várias dicas ao jogador sobre como proceder e diz frases como: "Where did YOU learn to fly?" (Onde você aprendeu a voar?) e "Well Done" (Bem feito)."




Leia mais em Wikipédia 






DOOM


Imagem extraída do site Atari Age



"Doom(comercializado como DOOM) é um jogo de computador lançado em 1993 pela id Software e um dos títulos seminais do gênero tiro em primeira pessoa. Combinando gráficos 3D com violência gráfica, ele tornou-se tanto controverso quanto imensamente popular, com um lançamento em versão shareware que estima-se ter sido jogada por 15 milhões de pessoas. Além de definir muitos elementos dos games de tiro em primeira pessoa, Doom estabeleceu uma sub-cultura por popularizar os jogos em rede e permitir expansões criadas pelos jogadores (WADs). O sucesso do jogo influenciou o boom de jogos nos anos 90 até o ponto desses jogos serem algumas vezes chamados de "clones do Doom".
A franquia Doom continuou com Doom II: Hell on Earth (1994) e numerosos pacotes de expansão como Ultimate Doom (1995), Master Levels for Doom II (1995), e Final Doom (1996). A maioria criado por fãs, sendo lançados para o PC/DOS, esses jogos foram subsequentemente portados para várias outras plataformas, incluindo nove diferentes jogos para consoles. A série perdeu o apelo tão logo o mecanismo gráfico do Doom se tornou obsoleto no final dos anos 90 mas foi revivido em 2004 com o lançamento do Doom 3, uma releitura do jogo original usando nova tecnologia.
Em 2004 foi lançada uma versão em tabuleiro, pela Fantasy Flight Games, com miniaturas dos monstros e personagens. Já em 2005, foi lançado uma adaptação cinematográfica de Doom, batizada no Brasil de Doom: A Porta do Inferno."


Leia mais em Wikipédia 








DRAGON'S LAIR

Imagem extraída do site Atari Mania



"Dragon's Lair foi um dos primeiros jogos eletrônicos em laserdisc, lançado em junho de 1983 pela Cinematronics. Trata-se duma animação interativa, cujo designer era Don Bluth, um ex-animador da Disney. A maioria dos outros jogos da época eram representados por sprites que consiste em umas séries de bitmaps animados em sucessão. Porém devido as limitações de hardware da época, os artistas eram muito restringidos nos detalhes, na resolução, no framerate etc. O Dragon's Lair superou essas limitações com o grande potencial de armazenamento do laserdisc que livrou completamente os artistas, mas impôs outras limitações no gameplay. O jogo apresentava as aventuras dum cavaleiro chamado Dirk o destemido numa missão de resgate a princesa Daphne. Cada etapa era dividida em cenas de desenho animado que devia ser engajada com seleções de comando. Se a seleção era correta, a cena e a história se desenrolavam. Se a seleção era errada, mostrava uma cena de Dick morrendo ou sofrendo algum destino ruim de forma apropriada. Tal engenho foi posteriormente usado em outros jogos como Space Ace e Time Gal."




Leia mais em Wikipédia 








MYST


Imagem extraída do site Atari Mania



"Myst é um jogo eletrônico projetado e dirigido pelos irmãos Robyn e Rand Miller. Ele foi desenvolvido pela Cyan em Spokane, Washington, e publicado pela Brøderbund. Os Miller começaram o trabalho em Myst em 1991, lançando-o para Mac OS em 24 de setembro de 1993; foi o maior projeto da história do estúdio. Remakes e portabilizações do jogo foram lançadas para Sega Saturn, PlayStation, 3DO, Microsoft Windows, Atari Jaguar CD, CD-i, AmigaOS, PlayStation Portable, Nintendo DS, iOS e Nintendo 3DS pelas publicadoras Midway Games, Mean Hamster Software e Sunsoft.
Myst coloca o jogador na pele do Estranho, que usa um livro especial para viajar até a ilha de Myst. Lá, o jogador usa outros livros especiais escritos por um artesão e explorar chamado Artus para viajar por vários mundos conhecidos como "Eras". Pistas encontradas em cada uma das Eras ajudam a revelar as histórias dos personagens. O jogo possui vários finais diferentes, dependendo das ações tomadas pelo jogador.
Ao ser lançado, Myst foi um grande sucesso, com os críticos elogiando a capacidade do jogo de imergir os jogadores em seu mundo ficcional. O jogo foi o título mais vendido para PC na história até o lançamento de The Sims em 2002. Myst ajudou na popularização no recém-criado formato CD-ROM. Seu sucesso gerou quatro sequências diretas e vários outros jogos e romances spin-off."




Leia mais em Wikipédia






PRIMAL RAGE


Imagem extraída do site Drink A Beer And Play Game



"Primal Rage é um tradicional jogo de luta bi-dimensional em que dois personagens selecionados batalham entre si em um combate um-a-um, ou um único jogador termina uma campanha de luta contra a CPU de dificuldade crescente. A batalha final do modo single player (jogador único) consiste em lutar com todos os monstros do jogo, controlados pela CPU. Um total de sete personagens estão disponíveis para os jogadores selecionarem (os personagens estão listados abaixo). Cada personagem tem o seu próprio conjunto de golpes especiais e habilidades. No jogo, o objetivo é acabar com o medidor de vida do personagem inimigo o mais rápido possível. Se o "Game Gore" (uma opção disponível em alguns consoles) estiver ligado, então o coração do personagem quando esgotado explode em sangue e se dissolve em cinzas.
Enquanto lutam, tribos humanas vagam nas proximidades e adoram os deuses durante a batalha. Isso permite que as criaturas os lancem longe, ou os comam para que recuperem energia (se o jogador comer um adorador do inimigo, este receberá pontos bônus, caso contrário, se comer um de seus adoradores, este será punido). Antes da batalha final começava um mini-jogo em que deve-se comer o máximo possível de humanos para aumentar a vida para o round de resistência. Um "easter egg" de voleibol humano podia ser ativado mantendo os adoradores no chão e golpeando-os para frente e para trás entre os personagens. Isso só é possível quando se estiver jogando no modo de 2 jogadores, porque a CPU não é programada para interagir desta forma.
Ao contrário da maioria dos jogos de luta, onde os movimentos especiais são realizados movendo o joystick e pressionando um ou mais botões, Primal Rage apresenta um sistema onde o jogador segura alguns botões e em seguida o jogador executa o movimento com o joystick. Revisões posteriores do jogo de arcade adicionaram a capacidade de realizar "movimentos especiais" da forma tradicional, movimentando o joystick e depois pressionando os botões, mas também manteve o metódo tradicional. Após o oponente ser derrotado, um breve momento é dado ao jogador para que esse execute o inimigo de forma mais dramática (semelhante aos Fatalities de Mortal Kombat). Embora os personagens apresentassem três movimentos "finais", a maioria deles eram "easter eggs", ou brincadeiras, como o de Vertigo "La Vache Qui Rit" (que em francês significa "a vaca rindo"), um movimento "final" em que Vertigo transforma seu oponente em uma vaca, que muge e foge."



Leia mais em Wikipédia 








Nenhum comentário:

Postar um comentário