segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mega Drive

Olá, hoje mostrarei a vocês tudo sobre o Mega Drive, desde sua origem até historias de sua evolução e seus melhores jogos.








"Mega Drive (Sega Genesis na América do Norte) é um console de video game de 16 bits da Sega que concorria diretamente com o Super Nintendo Entertainment System. O console fez grande sucesso na década de 1990, perdendo espaço após o surgimento e popularização da nova geração de consoles de 32 bits, como o PlayStation da Sony.
Dentre os jogos de maior sucesso desse sistema está a série Sonic the Hedgehog, a aventura de um veloz ouriço azul para salvar os animais de seu planeta. O jogo foi criado com o objetivo de rivalizar com o personagem Mario, o mascote da Nintendo, criando assim a Sega seu próprio mascote e maior símbolo. A velocidade do jogo tinha por objetivo mostrar as vantagens do processador do Mega Drive em relação ao console de 16 bits da Nintendo.
No Brasil, o Mega Drive ainda é produzido pela Tectoy, com novas versões. No exterior, de 2006 até o momento, 3 novos jogos para o console foram produzidos.
As versões do Mega Drive eram numeradas, mas elas não equivalem em todos os mercados. Há três versões principais do sistema: o Mega Drive original é o maior de todos, suporta o acessório para rodar jogos de Master System, o Mega CD e o 32x. Tem uma saída de fone de ouvido com controle de volume. A segunda revisão do sistema é menor e não suporta corretamente o acessório de compatibilidade com Master System, mas suporta Sega CD e 32X. A terceira revisão foi lançada após a "era dourada" e era uma versão barateada para atingir um mercado mais popular. Essa versão não suporta o 32x nem o Sega CD e foi lançada nos EUA pela Majesco e no Brasil pela Tec Toy (sendo que a versão da Majesco apresentava um novo design).
Uma versão portátil chamada Nomad foi produzida por um curto período de tempo. Com alto consumo de bateria, uma tela de qualidade insuficiente e alto custo de comercialização, essa versão foi pouco popular.
O Mega CDX era um Mega Drive que incluía o acessório Sega CD embutido, e também podia ser usado como um "discman" através do uso de duas baterias AA. O Mega CDX é consideravelmente maior e mais pesado que os reprodutores portáteis de CD disponíveis no mercado hoje.
A Tectoy ainda hoje produz o Mega Drive, em versões mais baratas, voltadas ao mercado popular. Atualmente, ela produz duas versões: a primeira é o Mega Drive III com 81 jogos na memória. Essa versão não possui entrada para cartuchos, sendo possível jogar apenas os 81 jogos de sua memória interna. A Tec Toy já chegou a fabricar o Mega Drive III com trinta jogos na memória, ainda com entrada para cartuchos. Entretanto, essa versão foi extinta pela própria empresa, e substituída pela que não tem entrada, o que não agradou os fãs, pois limita aos jogos gravados na memória, não permitindo, portanto, jogar nenhum outro via cartucho. Depois, a Tectoy lançou o Mega Drive 4 Guitar Idol em duas versões uma com 87 jogos na memória e outra com 100, 2 joysticks e uma guitarra semelhante à do game Guitar Hero.
Já a segunda, o Mega Drive Portátil, é uma versão de bolso do console, diferente da Nomad, que possui 6 botões de ação , tela LCD de alta resolução e vinte jogos na memória. Entretanto, ele também não possui entrada de cartuchos mas possui entrada para cartão SD, bastando apenas baixar os jogos, colocar no cartão e por no console.
Recentemente a Tectoy lançou no mercado a segunda versão do Mega Drive portátil, o MD Play, com importantes avanços, entre eles a bateria interna recarregável (com excelente duração), conexão via USB para carga (há também um carregador para tomadas), nova tela de LCD e, principalmente, slot para cartão de memória onde o usuário poderá expandir sua biblioteca de jogos, além, claro, de um visual mais bonito do que a primeira versão. O produto está praticamente fora do mercado brasileiro, raríssimas são as lojas que possuem o console de bolso e a Tectoy informa que não há previsão para produção de novo lote do MD Play. Nos EUA e na Europa há uma versão idêntica ao último MD Play lançado pela Tectoy por pouco menos de US$ 50 (EUA), lá fora o Mega Drive portátil é produzido pela AtGames."




Leia mais em Wikipédia








10 JOGOS MAIS FAMOSOS DO MEGA DRIVE






ALEX KIDD IN ENCHANTED CASTLE


Imagem extraída do site IGN


"Alex Kidd in the Enchanted Castle  é um jogo eletrônico de plataforma e ação da série Alex Kidd lançado em fevereiro de 1989 no Japão, 1990 na Europa e América do Norte, e 1991 no Brasil pela Tec Toy. O jogo foi o primeiro e único jogo da série para o Sega Mega Drive. Alex Kidd era considerado o mascote oficial da Sega,[carece de fontes] até a chegada de Sonic em 1991.
Trata-se de um jogo de ação e aventura em plataforma 2D com onze fases. O jogador deve transpor as inúmeras armadilhas, inimigos e chefes até chegar ao inimigo final, Ashra. Para isso pode também utilizar itens especiais como o bracelete, a motocicleta, o peticóptero, o colar para ver o que o oponente irá colocar jogando, helicóptero, entre outros.
Alex Kidd in the Enchanted Castle é a continuação da história do jogo Alex Kidd in Miracle World, para o Master System.
Durante o jogo o jogador controla Alex Kidd em sua missão para salvar seu pai, onde deverá passar por onze fases. Alex pode dar socos e chutes nos inimigos para destruí-los e assim ganhar moedas, chamadas de Baums.[carece de fontes] Com o dinheiro adquirido através de inimigos ou de baús, o jogador pode entrar em casas de apostas e tentar ganhar novos itens, jogando pedra, papel e tesoura. Cada item possui uma função diferente, como o colar, que dá à Alex a habilidade de soltar um projétil ao atacar, lembrando que alguns só podem ser usados uma vez, como a capa do mago que dá a habilidade de não ser atingido pelos inimigos.
Cada nível possui uma temática diferente do anterior, passando desde cadeias montanhosas a pirâmides do Egito. O jogador encontrará baús em todas as fases, sendo que na maioria existem apenas moedas ou um saco de dinheiro. Alguns dos baús serão pretos, ao invés de vermelho, sendo que esses podem conter tanto uma vida, na forma de Alex, ou quatro bombas, que irão explodir após alguns segundos. Alex Kidd irá morrer ao toque de qualquer inimigo ou espinho. No final de cada fase, Alex irá também encontrar um prato típico da culinária japonesa."





Leia mais em Wikipédia






AERO THE ACRO-BAT



Imagem extraída do site Open Surge Community




"Aero the Acro-Bat é um jogo para Super Nintendo e Mega Drive/Genesis realizado pela Sunsoft em Outubro de 1993. Criado por David Siller e desenvolvido pela já extinta Iguana Entertainment. Inspirado em parte pela linha de "mascotes com atitude", que era comum na sequência da introdução de Sonic Hedgehog, o jogo traz como protagonista um morcego vermelho chamado Aero, que trabalha e vive em um circo. Ele tem de defender o circo de um ex-palhaço mau chamado Edgar Ektor, que trabalhou no mesmo circo e quer acabar com ele para sempre.
Os níveis são jogados na típica plataforma 2D mas, a fim de completar os níveis, o jogador deve realizar determinadas tarefas.
Existem 4 mundos com cinco grandes níveis, em cada uma delas, muitos deles contendo awkwardly posicionados (espiões que matam instantaneamente).
Aero pode atacar os inimigos, disparando estrelas de uso limitado ou por fazer um giro diagonal efetuando ataques até seu alvo (quando ele está no ar).
Durante os 16 bits, Aero tinha uma parte equitativa da fama. A Sunsoft utilizava-o como mascote durante os consoles de 16 bits. Depois do declínio dos consoles de 16-bit, ele desapareceu e foi esquecido até 2002, quando decidiu-se lançar uma série para o Game Boy Advance, com uma bateria de back-up (que as versões originais faltavam)."





Leia mais em Wikipédia








BONANZA BROS

Imagem extraída do site Mega Drive Classics





"Bonanza Bros. (algumas vezes aparecendo como Bonanza Brothers) é um jogo de fliperama da Sega que posteriormente foi produzido para outros videogames. O Arcade foi produzido em 1990, e posteriormente ganhou versões para Sega Mega Drive, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, Commodore Amiga, X68000, ZX Spectrum, Master System e PC Engine no ano de 1990 e também foi incluído na versão japonesa de Sonic Gems Collection. Foi lançado também em uma versão Sega Ages para o PlayStation 2 assim como na versão americana Sega Classics Collection.
Bonanza Bros. é um jogo do gênero plataforma onde você assume o papel de um dos irmãos: Robo e Mobo (Mike e Spike em algumas versões européias), onde o jogador deve mover-se furtivamente dentro de edifícios evitando guardas, pegando vários objetos e mover-se até a cobertura onde um dirigível estará esperando o jogador com o produto do roubo. Dois jogadores podem jogar cooperativamente ao mesmo tempo, e durante o jogo a tela estará sempre dividida em dois (exceto na versão de Master System).
O jogador pode andar, pular, atirar e mover-se para trás de uma parede ou grande móvel, permitindo assim que o personagem se esconda e evite disparos dos guardas. Os guardas não podem ser neutralizados definitivamente, ficam somente nocauteados por alguns segundos após serem baleados ou serem golpeados por uma porta. Eles são alertados por sons ou quando um dos irmãos entra em seu campo de visão, então eles podem esconder-se, chamar ajuda ou atirar contra o jogador. Se o jogador é atingido, ele deixa cair todos os objetos roubados(exceto no Master System) e perde uma vida. Alguns guardas possuem escudos e podem ser atingidos somente quando estão de costas."




Leia mais em Wikipédia 









CASTLEVANIA: BLOODLINE


Imagem extraída do site Gaga Games



"Castlevania: Bloodlines é o único jogo eletrônico da série Castlevania que foi lançado para Mega Drive/Genesis. Ele foi desenvolvido e publicado pela Konami e foi primeiramente lançado para a América do Norte em 1 de junho de 1994.1 2 Seu título na versão japonêsa é Vampire Killer2 , e o seu título na versão européia é Castlevania: The New Generation2 . Foi o primeiro jogo da série Castlevania lançado para o Mega Drive/Genesis. Desde 1987 a Sega se mostrava interessada em lançar o jogo para o console Master System, porém por ser um console considerado na época fraco pelos executivos da Konami, não teve uma compilação lançada. Como resposta, em 1992, a Sega lançou sua própria versão de Castlevania: intitulada Master of Darkness. Nela, possuía temática, historia e alguns Spirites parecidos com os que eram apresentados na série de jogos da franquia Castlevania."




Leia mais em Wikipédia 








EARTHWORM JIM


Imagem extraída do site Brother Soft



"Earthworm Jim é um jogo de plataforma no qual estrela uma minhoca (earthworm, em inglês) equipada com uma armadura robótica chamada Jim. O jogo foi desenvolvido pela Shiny Entertainment, lançado para o Mega Drive em 1994, e posteriormente para SNES, MS-DOS, Game Gear, Game Boy e Game Boy Advance. Na época de seu lançamento, o jogo foi bem recebido graças a sua animação detalhada, sua jogabilidade polida e seu humor non sense, sendo, inclusive, o primeiro jogo a receber a nota máxima na revista Games Master. Uma edição especial do jogo foi lançada para o Sega Mega CD, com música com qualidade de CD, gráficos melhorados e fases expandidas . Versões especiais também foram lançadas para o Microsoft Windows, com gráficos redesenhados com 256 cores, além de todos os outros extras da versão do Sega CD.
A história envolve vários personagens esdrúxulos. O próprio Jim (desenvolvido por Doug TenNapel) era inicialmente uma minhoca terrestre que fazia coisas comuns de minhoca: comer terra, fugir de corvos etc. Um dia, no espaço, o maligno Psy-Crow encurralou um piloto intergaláctico que havia roubado uma Roupa-cibernética-ultra-high-tech-indestrutível-super-espacial construída pelo Professor Monkey-For-A-Head', encomendada pela maligna rainha Pulsating, Bloated, Festering, Sweaty, Pus-filled, Malformed, Slug-for-a-Butt para que ela pudesse conquistar a galáxia. Durante a batalha especial, a armadura caiu na Terra, em cima da minhoca protagonista. Num golpe de sorte, Jim conseguiu entrar na armadura, que acabou transformando-o em um minhoca grande, inteligente (ao menos para os padrões das minhocas) e super-heroísticas. Jim ouviu Psy-Crow falando com a Rainha Slug-for-a-Butt sobre os rastros de destruição deixados pela armadura e de seus planos sobre sua irmã, a Princesa What's-Her-Name ("Qual o Nome Dela", em inglês).
Jim parte para salvar a princesa, lutando contra vários inimigos no caminho, tais como Major Muco, Chuck e Fifi, Evil the Cat e Bob, o Peixe Dourado Assassino.
Earthworm Jim sai em várias versões e para varias plataformas em 1994-1995 sendo elas: Sega Genesis/Mega Drive, Super Nintendo, PC CD-ROM e Sega Game Gear."





Leia mais em Wikipédia








GOLDEN AXE 3


Imagem extraída do site Giant Bomb



"Golden Axe III é a última versão da série Golden Axe, liberado para o Sega Mega Drive em 25 de junho de 1993. A unidade de cartuchos foi liberada no Japão, enquanto nos Estados Unidos, a liberação foi para o exclusivo Sega Channel. A Sega sentiu que o jogo não era de qualidade suficiente para liberar no mundo todo.
O jogo foi posteriormente re-lançado (juntamente com muitos outros títulos do Genesis / Mega Drive) para Playstation 2 e PlayStation Portable como parte da coleção Sega Mega Drive. Também foi re-lançado no Nintendo Wii Virtual Console no Japão em 4 de Setembro de 2007, e, em PAL, em 5 de outubro de 2007. Ele foi liberado nos Estados Unidos pelo Virtual Console em 22 de outubro de 2007."




Leia mais em Wikipédia










MORTAL KOMBAT II

Imagem extraída do site Brother Soft


"Essencialmente, Mortal Kombat II é a continuação do primeiro Mortal Kombat, cujo o sistema de jogo foi mantido, com certos adicionais. Alguns personagens ganharam movimentos novos, assim como foram introduzidos múltiplos fatalities e outras finalizações. Assim como seu antecessor, cada personagem possuía características próprias, movimentos especiais e finalizações.
Assim como no primeiro jogo da série, as lutas eram divididas em três rounds. O lutador que conseguisse vencer dois rounds teria a possibilidade de executar o oponente usando seu fatality. Foram introduzidas outras finalizações, como os babalities, friendships, e os fatalities do estágio.
Os personagens de Mortal Kombat II tiveram um acabamento melhor. Isso se deve ao fato que, além da digitalização das imagens, foram acrescentadas melhorias feitas a mão, desenhando-se sobre as imagens. O jogo ficou menos sério que o antecessor, com adição das finalizações divertidas em contraponto com os fatalities."





Leia mais em Wikipédia










ROAD RASH 3

Imagem extraída do site Console Classix


"Uma das inovações trazidas por Road Rash foi a adição de um elemento vertical aos jogos de corrida. Em jogos anteriores, o veículo do jogador permanecia em um plano horizontal fixo, se movendo basicamente para a direita ou a esquerda (vide Pole Position). Em Road Rash, os jogadores precisam lidar com mudanças de altitude e a física (mesmo que primitiva quando comparada com os jogos modernos), notadas quando se anda em um monte ou em curvas em aclives. Isso possibilita que a moto seja lançada a uma grande distância sem o controle do jogador.
Road Rash também apresentou um ambiente interativo, com placas, árvores e postes, além de animais como bois e cervos que podem atrapalhar o seu caminho ou serem usados como armas contra os adversários. Além disso, foi um dos primeiros jogos com tráfego, do qual o jogador deve desviar durante a corrida.
Mas o fator que definiu a série foi o seu elemento de combate. O jogador pode brigar com outros motociclistas usando armas de mão. Iniciando apenas com os próprios punhos, podia roubar armas dos adversários e usá-las. Entre as armas disponíveis na série estão pé-de-cabras, cacetetes, nunchakus e correntes. As brigas entre os corredores pode levar um ao chão e danificar a moto.
Os jogos possuem ainda policiais que podem prender o jogador e multá-lo, ao pegá-lo longe de sua moto ou por derrubá-lo durante uma briga.
A série Road Rash foi também um dos primeiros videogames a incluir artistas conhecidos em sua trilha sonora. A versão para 3DO, por exemplo, tinha como fundo músicas da banda Soundgarden.
O jogo também tem um tom de humor. Como por exemplo: quando a motocicleta do jogador bate demais e acaba explodindo, aparece uma cena em que a ambulância chega e leva a moto, deixando o jogador pedindo ajuda ou quando o policial prende o jogador, com o cachorro e jogando com vontade o prisioneiro no porta malas do carro."




Leia mais  em Wikipédia











SONIC THE HEDGEHOG 3


Imagem extraída do site Extreme Media



"Sonic The Hedgehog 3 trouxe grandes inovações na jogabilidade. Uma delas está nos escudos. Ao invés de ser um único escudo, agora são três tipos de escudos, que agora possuem uma função maior do que apenas a função de proteção. Os três tipos de escudo são os escudos de fogo (Flame Shield, que protege Sonic de ataques de fogo), de água (Water Shield, que permite que Sonic respire por baixo d'água), e elétrico (Thunder Shield, que possui propriedades magnéticas, com a propriedade de atrair anéis em direção a Sonic, além de protegê-lo de ataques elétricos). Nesse jogo, os escudos possuem uma proteção mais eficaz que nos outros jogos, uma vez que projéteis e objetos pontiagudos (que normalmente machucariam Sonic e o fariam perder seus anéis) são rebatidos pelos escudos, quaisquer sejam eles.
Os escudos garantem a Sonic (e somente a Sonic) habilidades especiais que são executadas quando se aperta o botão de pulo quando se está no ar. Com o Flame Shield, Sonic é impulsionado para a frente, como se fosse uma bola de fogo; com o Water Shield, Sonic ficará quicando no chão; com o Thunder Shield, Sonic aplicará um pulo duplo. Sonic, sem escudos, também possui uma habilidade chamada Insta - Shield, na qual ao pressionar o botão de pulo duas vezes, Sonic cria uma espécie de escudo instantâneo por cerca de um segundo, que devasta os inimigos que estão por perto.
Nesse jogo, Tails também está presente. E, ao contrário do que acontece Sonic 2, é possível controlar o voo de Tails. Para tal, basta pressionar o botão de pulo duas vezes e Tails sairá voando. Mas tome cuidado, pois o fôlego de Tails é limitado - após cerca de 10 segundos Tails se cansa e acaba voltando ao chão. Ainda há a possibilidade de carregar Sonic, para tal basta voar em cima do próprio. Dentro d'água, é possível fazer com que Tails nade também, onde as condições são as mesmas do voo."





Leia mais em Wikipédia 








SPLATTERHOUSE 3


Imagem extraída do site Canto Gamer



"Nos três primeiros jogos Jennifer é somente uma personagem secundária e seu passado é muito raso. Através do Manual do Splatterhouse no TurboGraf-16 sabemos que Jennifer estudava parapsicologia com Rick e que ela sumia dentro assim que entravam na casa e Rick era atingido por algo desconhecido. Em Splatterhouse 1, Jennifer é transformada em um monstro horrendo, um dos chefes, e é morta por Rick. Em Splatterhouse 2, Jennifer estava morta e foi resgatada por Rick e pela máscara, do mundo dos mortos / vazio (the void). Em Splatterhouse 3, Jennifer é um personagem mais passivo que nos outros episódios, é motivo do jogador correr por dois estágios para evitar a morte dela por um monstro, ou que seja dominada por uma criatura que está dentro dela. Em Splatterhouse 360 / PS3, a história de Rick e Jennifer é trazida um pouco mais a tona. Jennifer é então relatada como extremamente provocante e sensual, atraindo a atenção de Rick de todas as formas.
A série foi criada inicialmente para arcade, Turbografx-16, FM Towns Marty e NEC PC. Tinha scroll lateral, como em Last Battle. A versão para o Nintendo 8 bits, com o subtitulo "Wanpaku Graffiti" (Graffiti Travesso), adquire um tom humorístico. Os personagens são desenhados no estilo "Super Deformed" criando uma atmosfera de paródia. Já a sequência propriamente dita game saiu diretamente para o Mega Drive. Esta era a famosa versão onde ele podia estourar cabeças de monstros com uma barra de ferro. Quando a onda Street Fighter 2 estourou e a versão de Super Nintendo foi um dos jogos para consoles mais vendidos da história, eis que outras produtoras foram buscar inspiração no game da Capcom assim como fez a Sega com Streets of Rage 2. A Namco, claro, não queria ficar atrás fez o Splaterhouse 3, com 16 megas, gráficos e sons muito bons e o que era macabro, acabou por "piorar" mais ainda (no sentido figurado). A jogabilidade mudou drasticamente em comparação a versão anterior. O jogo não possuía mais scroll horizontal e sim como em Final Fight e o já citado Streets of Rage. O personagem coletava orbs ao longo das fases e com os inimigos abatidos e assim, se transformava em "Mutant Rick", uma versão "Zangief" do herói, com golpes mais poderosos, inclusive um "pile driver" no melhor estilo do Russo de Street Fighter 2."





Leia mais em Wikipédia





Nenhum comentário:

Postar um comentário