quarta-feira, 26 de junho de 2013

Nintendo NES ( Nintendo Entertainment System)

Olá, hoje mostrarei a vocês tudo sobre o Nintendo NES, desde sua origem até historias de sua evolução e seus melhores jogos.

Imagem extraída do site Tv Tropes


"Nintendo Entertainment System, ou simplesmente NES (no Brasil apelidado como Nintendinho), é um videogame lançado pela Nintendo na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e Brasil. Originalmente lançado no Japão em 1983 com o nome de Nintendo Family Computer, ou apenas Famicom, o sistema foi redesenhado e recebeu o novo nome para ser lançado no mercado americano em 1985. O NES/Famicom foi o videogame de maior sucesso comercial na sua época, ajudou a indústria de videogames a se recuperar da crise de 1983 e estabeleceu novos padrões que seriam seguidos pela indústria. Também foi o primeiro console a ser produzido por terceiros, o que ajudou a divulgar o sistema em todo o mundo. O NES também foi um dos primeiros consoles a se apoiar em jogos feitos por terceiros (não só pela própria fabricante). Seu código de modelo é NES-001.
O NES encontra-se em 8º lugar na lista de consolas mais vendidas de sempre, ficando atrás da Nintendo DS, PlayStation 2, Game Boy, PlayStation, Wii, Game Boy Advance e PlayStation Portable.
Para dar continuidade ao sucesso dos seus jogos de arcade lançados no começo dos anos 80 a Nintendo planejava lançar seu próprio console. A idéia inicial era um sistema com processador de 16 bits e drive para disquetes, como essas especificações estavam fora da realidade da época o projeto foi redesenhado e em 15 de Julho de 1983 a empresa lançou no Japão o Nintendo Family Computer. O Famicom, como ficou conhecido, era um console com processador de 8 bits e funcionava com cartuchos. Propositalmente o design do Famicom foi feito para que ele parecesse um brinquedo. Era claro, com duas cores (vermelho e branco) e apresentava controles totalmente diferentes dos padrões da época. O console possuia uma porta de expansão e muitos componentes seriam lançados para conectar à porta."




Leia mais em Wikipédia 









10 JOGOS MAIS FAMOSOS DO NINTENDO NES







CONTRA



Imagem extraída do site Wikipédia



"Contra foi um jogo de fliperama lançado em 1987 pela Konami. Foi lançado como Gryzor na Europa e Oceania. Foi o primeiro jogo da série Contra. Nele o jogador controla um comando que enfrenta homens,máquinas e alienígenas para atingir seu objeto final. Grande parte da popularidade do jogo vieram de seus dois jogadores simultâneos, que era uma característica incomum em jogos daquele tempo.
O jogador assume um comando armado chamado Bill Rizer, ou com seu parceiro Lance Bean, que são enviados para infiltrar na ilha sede de um exército estrangeiro chamando Red Falcon e frustrar sua conspiração para invadir a Terra. O original flyer promocional japonês para a versão Arcade coloca o jogo em definição especificamente no mês de dezembro de 2633 d.C.
O jogo se manteve popular e lembrado quando foi portado para o Nintendo Entertainment System. Foi portado também para ZX Spectrum, Amstrad CPC, MS-DOS, MSX e Commodore 64.
O jogo consiste em avançar oito níveis do jogo com três vidas inicialmente e com o jogador equipado com um rifle. Usando o Código Konami o jogador pode ter trinta vidas. Os protagonistas devem mover-se e saltar simultaneamente enquanto dispara nos inimigos."





Leia mais em Wikipédia

















METAL GEAR


Imagem extraída do site Golden Age Gaming




"Metal Gear é um jogo de espionagem criado por Hideo Kojima e produzido pela companhia japonesa Konami. Foi o primeiro jogo de Hideo Kojima e serviu como título inaugural à saga Metal Gear, uma das séries mais lucrativas da Konami. Originalmente, o jogo foi lançado para MSX2 na Europa e no Japão. Posteriormente, o jogo foi convertido para NES/Famicom com lançamento para Japão, EUA e Europa. As muitas alterações que foram feitas no jogo original tornaram a versão para NES bem inferior no quesito enredo, onde o jogo sempre se destacou.
Muitas versões baseadas nas de NES e MSX2 também foram lançadas para outras plataformas, tal como o IBM PC e Commodore 64, e relançado de forma emulada, como parte de uma oferta especial, com o jogo Metal Gear Solid: Twin Snakes. A versão para MSX foi convertida para celular no Japão, com mudanças e melhorias, e também faz parte do segundo disco do jogo Metal Gear Solid 3: Subsistence, com uma melhor tradução ao inglês do que a versão original. Este é o primeiro caso em que o primeiro Metal Gear foi lançado no mercado norte-americano com seu conteúdo original.
O jogador deve mover o personagem (Solid Snake) por toda a Outer Heaven, enquanto evita contato e confronto direto com as sentinelas que patrulham as áreas. Se o jogador for visto, o jogo entrará no "Modo de Alerta". Nessa situação, o jogador deve se esconder até que a situação volta ao status "Normal". Os métodos de fuga variam dependendo das circunstâncias em que foi descoberto:
Se o jogador for visto e apenas uma única marca de exclamação (!) aparecer sobre a cabeça de quem o viu, apenas os inimigos na área vão atacá-lo; sendo possível fugir movendo-se para uma área adjacente.
Caso duas marcas de exclamação (!!) aparecerem sobre quem o viu (ou se o jogador for visto por uma câmera, sensor infra-vermelho, ou disparando uma arma sem silenciador), aparecerão reforços de outras áreas. O jogador só poderá escapar eliminando todos os inimigos, incluindo os dos reforços, ou se movimento para andares diferentes.
O jogador começa o jogo desarmado, mas eventualmente ganha acesso a uma variedade de armas, como explosivos, armas automáticas (como uma Beretta M92F) e um lançador de mísseis. A munição para cada arma é limitada, mas é facilmente reposta. As armas podem ser usadas contra os inimigos, mas também podem remover obstáculos (como "hollow walls" ou chão eletrizado). Snake também pode usar seus punhos para lutar contra os inimigos. Ocasionalmente, se o jogador derrotar um guarda com os punhos sem alertar ninguém, o guarda pode soltar uma ração ou pacote de munição, que pode ser coletada pelo jogador."



Leia mais em Wikipédia















MEGA MAN 2


Imagem extraída do site Rom Hustler



"Mega Man II é um jogo de aventura em estilo plataforma, criado pela fabricante Capcom para o sistema Nintendo Entertainment System em 1988. No Japão é conhecido como Rock Man 2. Faz parte da série ‘’ Mega Man’’, na qual foram lançados seis episódios para a plataforma NES, e mais três episódios – Mega Man VII – para o sistema Super NES, Mega Man VIII - para sistema Playstation (posteriormente convertido para Game Cube) e Mega Man 9 e 10 - para os sistemas Playstation 3, XBOX 360 e Nintendo Wii. Na época do lançamento, Mega Man II chamou rapidamente a atenção da comunidade ramística, tornando- se um dos jogos mais populares já lançados para o Nintendo Entertainment System, e lembrado até hoje por muitos jogadores da geração NES. As principais características de Mega Man II que chamam a atenção dos jogadores são: ‘’qualidade gráfica’’, ‘’estilo de jogo’’ e, especialmente, a ‘’trilha sonora’’. O cartucho possuía 2 megabit de dados. O jogo foi feito para apenas 1 jogador. Mega Man II era a versão norte- americana de Rock Man 2, foi o primeiro jogo da série Mega Man a possuir a opção “Continue”, e também a possuir o sistema de “Password”, dando a opção ao jogador de interromper e recomeçar o jogo novamente da fase onde parou, mesmo depois de ter desligado o videogame. Um jogador experimentado é capaz de terminar Mega Man II em pouco mais de 70 minutos."






Leia mais em Wikipédia















MARIO BROS


Imagem extraída do site Filmes e Games



"Super Mario Bros. é um jogo eletrônico lançado pela Nintendo em 1985. Considerado um clássico, Super Mario Bros. foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral, recurso conhecido em inglês como side-scrolling. O jogo é o mais vendido de toda a história dos videogames (contando-se aí os jogos vendidos junto com os consoles) com mais de 40 milhões de cópias e foi o principal responsável pelo sucesso inicial do console NES (Famicom, no Japão). O jogo inspirou incontáveis imitações que ajudaram a fixar o estilo de jogos de plataforma. Foi o primeiro sucesso do designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto. Em 2011, o título foi incluído no pacote de 20 jogos do programa de "embaixadores" do Nintendo 3DS, que permitiu àqueles que tinham comprado o portátil antes do corte do preço baixarem o jogo gratuitamente. Foi disponibilizado para venda ao público geral do portátil em 2012.
Os primeiros 30 s do tema do jogo que se tornou mundialmente famoso.
A música tema do jogo escrita por Koji Kondo é reconhecida em todo o mundo, mesmo por aqueles que nunca jogaram o jogo, e tem sido considerada uma representação da música dos videojogos em geral."




Leia mais em Wikipédia 














SUPER MARIO BROS 2


Imagem extraída do site Tecno Dia



"Super Mario Bros. 2 (EUA) é um jogo produzido pela Nintendo americana e lançado em 1988. O jogo apresenta universo e jogabilidade totalmente diferentes de Super Mario Bros. original. O motivo pelo qual essa versão americana é tão diferente é simples, originalmente esse não é um jogo da série Mario. Não contente com o grau de dificuldade de Super Mario Bros. 2 lançado do Japão a Nintendo americana resolveu fazer sua própria versão do jogo. Para isso fizeram algumas pequenas alterações em um jogo japonês chamado Doki Doki Panic. A produtora apenas substituiu os sprites dos personagens e itens do jogo original para os da série Mario, os cenários e inimigos permaneceram os de Doki Doki Panic. A história escolhida pela produtora para explicar o universo diferente não foi das melhores, o jogo todo é um sonho de Mario.
Em Yume Kojo: Doki Doki Panic o jogador pode escolher entre 4 personagens de uma família (pai, mãe e dois filhos, uma garoto e uma garota) árabe. O garoto (chamado Imajin) virou Mario, a mãe (de nome "Mama") virou Luigi, a irmã (Lina) virou a princesa Peach e o pai (Papa) virou Toad. Cada um deles herdou uma das características dos personagens originais. Luigi pula mais alto; Peach tem pulos mais longos, porém é lenta e tem pouca força pra arremessar vegetais; Toad é o mais forte, porém não é muito bom ao correr e pular; e Mario tem um pouco de cada habilidade sendo o personagem mais balanceado. O tradicional pulo sobre os inimigos não é mais o ataque principal de Mario, agora os inimigos morrem a serem atingidos por vegetais que o jogador retira do chão.
Neste jogo não há canos verdes, ou Goombas ou Koopas. Ao invés disso, você pode encontrar novos inimigos, que mais tarde seriam encontrados em futuros jogos do encanador, tais como Shy Guys, Birds, etc. No entanto, não falta um elemento familiar: as estrelas (embora sejam difíceis de serem encontradas). Para pegar a estrela, o jogador deverá coletar todas as cinco cerejas.
Para avançar no jogo, o personagem terá de superar obstáculos muito diferentes daqueles vistos no jogo anterior, como areia movediça ou destruir paredes com bombas(Bomb). Nos castelos, ao contrário daqueles vistos no jogo anterior, há portas que só podem ser abertas ao encontrar as chaves guardadas por máscaras que reagem violentamente a quem tenta pegá-las; às vezes, atrás da porta, é uma passagem para um outro mundo, mas não sempre o caso. Os chefes, são diferentes em cada mundo, exceto em dois deles, no qual, são exatamente iguais. A falta de canos verdes no jogo, é substituída pelos vasos, os quais desempenham um papel muito semelhante a eles.
O jogo foi lançado posteriormente no Japão com o título de Super Mario USA.
As diferenças entre o Yume Kojo: Doki Doki Panic original e o Super Mario USA são:
Originalmente, os personagens não encolhiam com pouca vida e não corriam com o botão B pressionado.
Outra mudança mais sutil e menos conhecida é a música. Ambos jogos tiveram Koji Kondo como compositor, mas o tema principal do Super Mario USA tem 9 segundos a menos de musica que o tema original do Mario.
O inimigo Mouser albino, por exemplo, considerado como um oponente muito difícil para os jogadores americanos, foi substituído por Clawgrip, aquele caranguejo gigante.
A tela de título também está totalmente diferente. Ao invés do jogo ter como palco um livro de histórias como acontece em Doki Doki Panic, Super Mario Bros. 2 acontece na terra dos sonhos conhecida como Subcon.
Também, adicionaram um modo de salvamento de trajeto, e mais golpes necessários pra derrubar o Wart no fim do jogo."



Leia mais em Wikipédia 

















SUPER MARIO BROS 3



Imagem extraída do site Moby Games



"Super Mario Bros. 3 (também conhecido como SMB3) é o último jogo da série lançado pela Nintendo para seu console de 8 bits conhecido como Famicom no Japão e NES no resto do mundo. O jogo foi dirigido por Shigeru Miyamoto, um dos designers de jogos mais famosos do mundo e foi lançado no Japão no dia 23 de outubro de 1988. O lançamento americano só aconteceu quase dois anos mais tarde no dia 12 de fevereiro de 1990.
Super Mario Bros. 3 mostrou tudo que o console da Nintendo podia oferecer - uma trilha sonora afinada, jogabilidade perfeita, gráficos bonitos e cenários bem trabalhados. O resultado foi um grande sucesso comercial. SMB3 vendeu quase 18 milhões de cópias no mundo todo sendo assim o jogo individual (sem ser vendido junto com um console) mais vendido da história dos videogames.
Para os jogadores americanos, que tiveram um versão especial do jogo Super Mario Bros. 2, essa terceira versão é marcada pelo retorno da jogabilidade clássica da série. Novamente o jogador deverá pular sobre os adversários para derrota-los, como também pode assumir novas formas usando itens especiais. Não limitando-se apenas a retornar ao velho estilo, SMB3 adiciona novos elementos a jogabilidade: uma série de novos itens, quebra-cabeças, novos inimigos, áreas secretas e uma dificuldade maior.
Ao invés de apenas pular de uma fase para outra, agora Mario viaja pelo Mushroom Kingdom usando um mapa com diversos caminhos, deixando o jogador a vontade para selecionar a ordem das fases ou até mesmo ignorar algumas delas. Enquanto o jogador esta nesse mapa pode ganhar itens especiais que são guardados no seu inventário e podem ser usados entre as fases."




Leia mais em Wikipédia 









GHOSTBUSTERS



Imagem extraída do site Console Classix



"Ghostbusters era um jogo de ação simples lançado pela Activision para os sistemas Atari 2600 e Nintendo Entertainment System no ano de 1985. O objetivo básico do jogo é fazer com que os caça-fantasmas percorressem a cidade num carro branco, localizando e caçando fantasmas com o uso de armas especiais."




Leia mais em Wikipédia









ADVENTURE ISLAND 4



Imagem extraída do site Vizzed


"Hudson's Adventure Island, também conhecido simplesmente como Adventure Island e lançado no Japão como Takahashi Meijin no Bōken Jima , é um side-scrolling jogo de plataforma produzida pela Hudson Soft que foi lançado no Japão para Famicom e MSX em 12 de setembro de 1986. Mais tarde, foi lançado na América do Norte para o Nintendo Entertainment System em Setembro de 1988 e na região Europeia em 1992 intitulada de Adventure Island Classic.
Adventure Island é uma adaptação do jogo de Arcade Wonder Boy, originalmente publicado pela Sega . Adventure Island Seguiu-se uma série de sequências que foram desenvolvidos de forma independente pela Hudson soft."



Leia mais em Wikipédia









BIG NOSE  - THE CAVERMAN



Imagem extraída do site Cool Rom


"Você controla o personagem "Big Nose", um homem das cavernas que está preso em ilhas. Sua missão é desbravar estas ilhas desconhecidas e capturar a presa, no caso um pterodáctilo, para saciar sua fome e seu desejo por aquele delicioso rango. Ao longo do caminho, Big Nose recolhes ossos, que podem ser usados como moeda para comprar itens nas várias lojas que incluem feitiços, upgrades de suas habilidades e itens.
Este jogo também é muito difícil porque você não pode reiniciar a partir de onde você parou quando todas as suas vidas se foram. Além disso, ele é muito longo, com quatro ilhas (Paradise Island, Monster Island, Terror Island, e Chaos Island) cada uma contendo vários níveis. O personagem (Big Nose The Caveman) morre com apenas um "toque", a menos que tenha pedras sobrando. Essas pedras, além de servirem como "life" (como as moedas, nos jogos da série Super Mario Bros.), também podem ser arremessadas (Uma, Duas, ou até 3 de uma vez), matando os inimigos. Ao longo do jogo existem muitas armadilhas, como larvas e água.
Ao final de cada fase, você encontrará um inimigo diferente, como dinossauros, capivaras, crocodilos, pássaros gigantes, animais de todas as espécies e alguns sem espécie definida.""



Leia mais em Wikipédia 










BURGUER TIME


Imagem extraída do site Wikipédia




"As fases consistem de várias escadas e plataformas, nas quais se encontram ingredientes para se formar um hambúrguer gigantescos (os pães, a carne e a alface). O objetivo do jogador é fazer com que Pedro Pimenta ande sobre um desses objetos para fazer com que ele caia um nível. Ao cair, essa camada derruba a outra logo abaixo, até que o jogador consiga montar o hambúrguer nas bandejas situadas na parte inferior da tela. Ao serem montados todos os hambúrgueres, a fase é completa.
Enquanto isto acontece, várias comidas antropomorfas servem de inimigos. São elas: o Sr. Cachorro-Quente ("Mr. Hot Dog"), o Sr. Pepino ("Mr. Pickle") e o Sr. Ovo ("Mr. Egg"). Eles são destruídos temporariamente se o jogador conseguir derrubar alguma camada do hambúrguer em cima deles. Pedro também poderá usar uma quantidade limitada de pimenta, que serve para atordoar os inimigos temporariamente. Estas quantidades de pimenta podem ser obtidas ao coletar comidas bônus, como uma xícara de café, uma casquinha de sorvete e batatas fritas, que de vez em quando aparecem na tela ao serem montadas certas camadas dos hambúrgueres."




Leia mais em Wikipédia 






Para jogar esse e outros jogos online acesse:

http://www.inexistentman.net/2007/05/top-100-jogos-do-nintendo-8-bits-nes-para-jogar-online/


Nenhum comentário:

Postar um comentário